top of page

10 dicas de harmonização de vinhos que você precisa saber



1. PinotNoir: ótima para pratos com sabores terrosos

Receitas feitas com ingredientes como cogumelos e trufas harmonizam perfeitamente com vinhos tintos PinotNoir, que são vinhos, geralmente, de corpo mais leve porém com uma profundidade de sabores enorme.

2. Chardonnay para peixes ricos em gorduras e com molhos marcantes

Brancos sedosos e amanteigados, como os Chardonnay com passagem por barrica e de boa estrutura, são deliciosos com peixes como salmão ou qualquer outro fruto do mar com molhos mais marcantes, como molho de peixe ou a base de manteiga (gorduras).

3. Cabernet Sauvignon fica incrível com carnes vermelhas suculentas

Além dos famosos cortes bordaleses (mistura de Cabernet Sauvignon com Merlot, os blends) ficam perfeitos com bifes grossos ao ponto ou mal passado. Filé Mignon e Cordeiro são boas pedidas, com molhos de ervas frescas como hortelã.

4. Sauvignon Blanc combina com pratos frescos e molhos “azedos”

Molhos para saladas, geralmente, trabalham bem como o Sauvignon Blanc.Escalopes de peixes e frutos do mar com acompanhamentos azedos também podem fazer sucesso. O Vinho Verde português pode fazer o mesmo papel.



GANHE UMA TAÇA DE VINHO aqui no restaurante,

fazendo sua reserva para jantar das 19 às 22h.

Acesse para reservar: http://bit.ly/duas-terezasou


5. Rosé para pratos onde o queijo é predominante

Alguns queijos ficam melhores com vinhos brancos, alguns com vinhos tintos. Ainda assim, a maioria harmoniza bem com um rosé seco, que tem a acidez de um vinho branco e a característica frutada de um vinho tinto.

6. Pinot Grigio para os pratos leves de peixe

Embora não sejam muito comuns no Brasil, o Pinot Grigio faz um vinho leve e descompromissado, perfeito para harmonizar com saladas e um prato muito popular entre os brasileiros – o sushi.

7. Malbec não vai roubar a cena em comidas com molhos temperados e agridoces

Os Malbecs argentinos são sofisticados o suficiente para enfrentar molhos agridoces e apimentados. Experimente cortes de frango fritos ou assados com molhos asiáticos ou barbecue. Assim como o barbecue, o Malbec também traz a característica de especiaria com toque doce ao final, harmonizando nas semelhanças.

8. Espumante Moscatel com salada de frutas e sobremesas

O famoso Moscatel é o espumante queridinho dos brasileiros nos festejos de fim de ano, respondendo por um aumento de 20% a cada ano que passa. O espumante pode harmonizar muito bem com uma salada de frutas, combinando os sabores doces com cítricos de morangos, por exemplo.

9. Syrah para pratos apimentados

Carnes bem temperadas e marinadas com cominho, pimentas e ervas picantes pedem por um vinho com muitos toques de especiaria. Os melhores Syrah têm exatamente essa característica.

10. Merlot com molhos escuros

Ele tem o mesmo poder da Cabernet Sauvignon, porém aceita um pouco melhor molhos.

Pratos com carnes (como os que harmonizam com Cabernet Sauvignon), aqui podem receber algum molho mais denso e cremoso. Filé ao molho madeira pode fazer o casamento perfeito para esse vinho (confira nossa receita e indicação aqui).

Infográfico para ajudar você a harmonizar vinho com comida

Pra resumir e deixar tudo mais didático, colocamos abaixo um infográfico de mostra tudo o que falamos nesse post. Esse você pode printar e deixar guardadinho pra consultar sempre que surgir aquela dúvida de qual vinho comprar.



118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page